domingo, 14 de outubro de 2012

MELHORE SUA AUTOESTIMA



Como está o seu autoconceito? O que você pensa de si mesmo?  Aposto que, por você ter decidido ler esse texto, então boa coisa não é! Quando nos criticamos o tempo todo, nos rotulamos negativamente, temos uma autoexigência exacerbada, devemos rever nossas condutas. Mudar aquilo que pensamos de nós mesmos não é fácil, mas é o passo principal para melhorar nossa autoestima e o relacionamento que temos com a gente mesmo. A pessoa mais importante desse mundo é VOCÊ, por isso a forma que você se trata deve-se basear no amor-próprio e no cuidado máximo consigo mesmo!

Devemos tentar ser mais flexíveis, principalmente em relação à forma com que nos enxergamos e vivenciamos o mundo. Ter a consciência de que somos seres humanos em evolução, que erramos, que nem tudo sai da maneira que desejamos; tudo são atitudes positivas a serem tomadas.

Ter metas pessoais é muito saudável. O que devemos cuidar é a grande expectativa que temos em relação aos nossos resultados. Não podemos nos sentir bem somente quando tudo dá certo ou quando acertamos. Como disse o psicólogo Walter Riso: “A premissa ‘se não dá certo, eu me odeio, e se dá certo, me amo’ é injusta. Você faria o mesmo com um filho? Não faria, não é? Você os amaria apesar e acima de tudo... Se o amor que sente por si mesmo varia muito ou depende de suas façanhas e grandes conquistas, talvez você não se ame tanto.”

O nosso valor pessoal não pode ser questionado quando erramos ou fracassamos. Não somos os nossos resultados, somos muito mais do que isso! E esse valor interior é o que nos fortalece em momentos difíceis da vida. Amar-se de verdade é um processo que dura 24 horas por dia, independente dos resultados das nossas conquistas!

Ame-se inteiramente, reconheça suas qualidades, valorize sua personalidade! Tudo isso não impede de você tentar ser uma pessoa melhor, mas é imprescindível para uma boa caminhada...

Daniela Binato

“A felicidade não é uma estação aonde chegamos, e sim uma maneira de viajar”. Poeta Runbeck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário